Expedição Ilha Comprida

O litoral sul foi o destino do último passeio do grupo em 2018, onde Ilha Comprida e Cananéia, seriam os principais pontos do passeio em uma egião conhecida pela proximidade da reserva da Juréia e Barra do Una. O ponto de encontro foi marcado as 8h00 em Pedro de Toledo, mas devido ao trânsito do feriado alguns seguiram direto para o camping e outros alcançaram o comboio durante o deslocamento.

Os 25 veículos seguiram pela Estrada do Despraiado, conhecido também como estrada da banana, pois a região é repleta de bananeiras, que permite uma visão única. O caminho é de baixa dificuldade com erosões leves, mas com uma travessia de rio que garantiu emoção neste primeiro dia. Logo em seguida asfalto até Iguape para finalmente chegar em Ilha Comprida, onde todos ficariam em chalés e acampados.   No segundo dia, o destino é Cananéia, indo até a ponta sul da Ilha Comprida e passando por duas balsas, chegaríamos ao continente.

Logo em seguida, terra novamente, passando pelo Quilombo Mandira e próximo da Cachoeira do Mandira, mas o ponto final seria a Cachoeira Rio das Minas, onde a comida preparada no fogão a lenha e a cachoeira fechariam o dia. O comboio retorna por asfalto de volta para Ilha Comprida. No terceiro dia, chegou o momento de conhecer a ilha através da trilha do índio, caminho na parte central, que tem trechos de mangue e vegetação fechada, além de areia funda. O comboio chega no Cemitério Indígena, depois no Pier Pedrinhas para almoçar e aproveitar o visual do rio que separa a ilha do continente. Depois, seguimos sentido ponta sul, para o desejado banho de praia, com visão do golfinhos e Ilha do Cardoso. Retorno pela Praia no fim de tarde com todos os faróis ligados, uma visão inesquecível, com passagem pelos braços d’água e alguns se aventurando na agua salgada. Confraternização final na última noite, com multa conversa e experiências. No Quarto dia livre para retorno, alguns foram até a ponta norte e outros foram para a Ilha do Cardoso.

Próximo evento dia 9 de dezembro na Fazenda 4×4 em Guarulhos – SP.