Belíssima paisagem na Serra da Mantiqueira

Foto: Simone Nery

Mais uma vez a galera se encontra na cidade Monteiro Lobato com destino a Minas Gerais em um domingo nublado e frio. A cidade é cercada por montanhas e vales da Serra da Mantiqueira, e preserva em seu nome o orgulho de abrigar suas ideias e sonhos literários. Em torno de 26 veículos e 80 pessoas estavam presentes ansiosas em iniciar o trajeto e visitar os pontos de interesse da região.

O ponto de encontro foi marcado as 8h30 com saída às 9h30, em frente ao Centro Poliesportivo e durante este intervalo o grupo arrecadou os alimentos para o Projeto AMAS de São Bernardo, houve interação entre os integrantes e a minutos da saída foi feito o briefing, para alinhar como seria o trajeto e cuidados necessários durante o passeio.

O comboio seguiu por caminhos de grande beleza margeando a Serra da Mantiqueira e após 40 minutos chegaram ao primeiro ponto do trajeto, o Mirante São Francisco ou Pedra do Porquinho em São Francisco Xavier. De lá avista-se a cidade de São José dos Campos com clareza e tem-se 360º de vista aberta entre Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. O mirante garantiu uma experiência indescritível!

Mais uma hora e meia de percurso e chegamos a Fazenda Esperança em Camanducaia, lá seria nosso ponto de parada mais extensa e com diversas atrações e trilha guiada dentro da fazenda. O comboio foi dividido em dois, onde um grupo almoçaria já na chegada a fazenda enquanto outro faria a trilha. A trilha foi de leve para média dificuldade, passando entre arvores, atoleiros leves, grama verde com visual de cair o queixo. A Fazenda é antiga, datada do século 19 ainda na época dos escravos e ainda preserva artefatos da época, além do gerador de energia e linda cachoeira.

Após todos retornarem do passeio e almoçar foram sorteadas camisetas do grupo mediante doações e em seguida seguimos para Monte Verde.

Chegamos em torno das 16h30 em Monte Verde que é um subdistrito de Camanducaia. Belíssima cidade com ar europeu, frio combinado com chocolate quente e vinhos, ponto final da aventura.

Em julho o grupo irá para o Atacama entre 02 e 22 e no dia 22 teremos um evento extra em Paranapiacaba.